top of page

Como funciona a Consultoria de Moda?

  • Foto do escritor: aleogassavara
    aleogassavara
  • 6 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura

Vem comigo que eu vou te explicar tudo.


Como consultora, achei importante fazer um post explicativo sobre a consultoria de moda que eu trabalho e quais as funções dela na vida da cliente. É um post para quem quiser saber mais sobre a profissão e para quem tem interesse de tentar um dia ter uma consultora (personal stylist). Contudo, vale lembrar que aqui estou colocando o meu processo de atendimento e isso pode variar de consultora para consultora, ok? Também incluo aquilo que acredito em meu trabalho, então saibam que é um post com conhecimento pessoal.


Primeiramente, consultoria de moda é o nome em português para o tão conhecido personal stylist. Para quem não sabe é um profissional que vai ajudar pessoas a se vestir, seja para ocasiões, seja no âmbito individual e/ou profissional. Essas pessoas podem ser figuras públicas (celebridades, blogueiras, influencers, etc.) ou pessoas privadas (gente como a gente, né?).


Normalmente o atendimento para uma pessoa que não é figura pública (mas para quem é também serve dessa forma), é iniciar o trabalho com uma conversa. A profissional vai entender qual é seu momento de vida, por qual motivo você resolveu tomar a decisão de fazer essa consultoria e qual o seu objetivo (que pode variar em muitas coisas, por exemplo: um casamento, mudança profissional, transição de idade, de gênero, de estilo em si, entre outros). Partindo dessa conversa, começa uma outra sobre o estilo, para entender se existe um estilo predominante e se existe alguma vontade de mudar os estilos atuais.


Feito isso, normalmente se fecha o contrato de trabalho e agenda com a disponibilidade de ambas (consultora + cliente). A primeira etapa é conhecer o guarda roupa, entender as escolhas que foram feitas ali e mapear as peças, para saber o que fica, o que precisa de conserto e o que pode ser mandado embora (seja doação ou venda).


Depois disso, vamos entendendo as preferências juntas, analisando o lifestyle, verificando proporções (tanto de peças quanto de corpo), entendendo aquilo que vale para a cliente. Selecionamos paletas de cores e peças-chave, para também entender o que precisa ser atualizado ou comprado para compor o novo guarda-roupa e, se ela assim quiser, o novo estilo.


Dentro dessa parte de selecionar as peças e ver se algo precisa ser comprado, entra o serviço de personal shopper - o seu comprador pessoal. A partir de uma lista de peças pré-determinadas durante a consultoria, eu e a cliente vamos juntas às compras para encontrar essas peças. As lojas são mapeadas anteriormente para agilizar o tempo de comprar e otimizar esse processo. Mas é importante ressaltar que nem todos os guarda-roupas precisam ter a etapa de compra e o trabalho pode ser realizado sem ele.


Por fim, depois desse processo realizado, vamos montar looks juntas, explicando quais peças, porque usar aquela peça e como usar. Feito isso e depois de ter fotografado todas as peças da cliente, a última entrega é um lookbook. Arquivo em PDF com as principais combinações e respostas das dúvidas trazidas na consultoria, para que fique como um material de apoio para a cliente.


Agora pontos importante a serem trazidos sobre como eu trato a consultoria:

  1. O meu gosto pessoal não é levado em consideração, o que importa na consultoria é o gosto da cliente.

  2. A ideia geral da consultoria é fazer com que a cliente se sinta novamente bem com seu corpo e seu estilo, que volte a se encontrar através da moda e das roupas, então tudo o que é considerado é a partir daquilo que ela sentiu, por isso, eu respeito muito isso.

  3. O momento de vida e as questões pessoais influenciam no trabalho, por isso, conversamos em todos os momentos, principalmente antes para entender melhor como trabalhar juntas e quais serão os objetivos.

  4. Eu desconsidero totalmente (até por meu foco ser o plus size) qualquer tipo de padronização de estilo ou corpo. Minha ideia é que a pessoa entenda seu próprio corpo e comece a ver as possibilidades de trabalhar com ele da maneira que se sinta mais confortável e melhor. A prerrogativa é a cliente se sentir bem. Sempre!


Espero que esse post tenha ajudado a elucidar um pouco mais como funciona esse processo. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, manda pra mim, vou adorar saber!

 
 
 

Comments


FIQUE POR DENTRO - ASSINE NOSSA NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 por Alessandra Ogassavara

bottom of page