top of page

Doar, vender... Que tal os dois? #modaconsciente

  • Foto do escritor: aleogassavara
    aleogassavara
  • 20 de set. de 2019
  • 4 min de leitura

Roupas que estão paradas no guarda-roupas e uma moda mais consciente!


Nos últimos meses, realizei algumas consultorias e finalizei alguns projetos voltados à otimização de guarda-roupas e desapego das roupas que não servem mais (na pessoa ou na vida dela mesmo).


Conversando com algumas pessoas do meu círculo de amizades e trabalho, percebi o quanto essa questão é importante de ser falada. O futuro do mundo é ter uma moda mais sustentável e um consumo mais consciente. Isso quer dizer, sustentabilidade no meios de produção das peças, prezando por responsabilidade social e ambiental; e consciente no consumo das pessoas, que devem buscar por marcas que façam esse tipo de trabalho e ainda aprender a descartar aquilo que não lhes serve mais.


Ao perceber a vontade de minhas clientes em se desfazer de roupas e até mesmo de ficar com menos peças em seu guarda roupa, percebi o quanto isso é importante na vida e o quanto isso precisa ser valorizado, visto que temos roupas que guardamos por vários motivos, sejam eles emocionais, esquecimento (por ter muitas roupas) e até por apego mesmo pela peça. E vale repensar na quantidade de peças que muitas vezes temos e parar para pensar se é necessário ter tudo aquilo, pois muitas vezes não é.


O exercício é parar um momento de sua vida para rever o guarda roupa como um todo. Ver peça por peça, experimentar e ver como se sente naquela roupa. Se não servir (literalmente no corpo), não tem motivo para manter. Se não servir na vida também, pois as pessoas mudam, crescem, suas vidas evoluem e o estilo pode ser outro hoje.


Uma coisa que peço para minhas clientes pensarem é em como se sentem na roupa e não julgarem aquela compra que fizeram, sobretudo as plus size. Hoje aquela roupa pode não fazer sentido algum, mas em algum momento fez e tudo bem, faz parte da vida certas escolhas. E vale ainda lembrar que plus size muitas vezes compra o que tem, por falta de opção melhor, aquilo que serve e não exatamente aquilo que gostou super.


O importante é de tempos em tempos fazer essa limpeza no guarda-roupa, pois isso renova o estilo e movimenta a energia. O ideal é saber que para esse tipo de exercício e limpeza, o descarte das roupas precisa ser feito de forma consciente também, com responsabilidade social e ambiental inclusive. Por isso, vou sugerir aqui formas para que possam fazer esse descarte melhor e para pensar melhor em próximas compras.


QUERO DOAR E AGORA?

O critério para doar as roupas é lembrar que podem ser roupas mais velhinhas, mas não roupas totalmente ou parcialmente destruídas, pois quem recebe as peças precisa poder usá-las. Ao doar roupas, você ajuda a quem precisa e ainda dá um novo destino a peças que foram importantes pra você. Abaixo seguem lugares para fazer doações:


  • AACD - 5576 0777

  • Casa Hope – 5087 7999

  • APAE - 5080 7066

  • GRAAC – 5080 8429

  • Projeto Arrastão - 11 5842 336


PREFIRO VENDER

Se você tem roupas que prefere vender, por serem de uma marca mais de grife ou por estarem novas, legal é fazer o seu próprio bazar/brechó ou utilizar dos brechós especializados. Isso ajuda a girar o guarda-roupa de outras pessoas e ter consciência da moda que pode ser útil para outros também. Abaixo uma lista de brechós para conhecer:


1. Capricho à toa Brechó que apenas recebe uma quantidade mínima de peças e paga um valor quase simbólico por mutias delas. É ótimo para quando você quer se desfazer logo das peças e não está buscando rentabilizar muito.

2. Etiqueta Única 

Loja só de importados em que eles fazem a curadoria e eles mesmos precificam as peças.

3. Trash chic

Brechó com consignação, mas só para peças importadas https://www.trashchic.com.br/


4. Inffino

Brechó com consignação, mas só para peças importadas https://www.inffino.com/


5. B. Luxo 

Brechó com curadoria que pegam peças bem específicas, não só de marca, mas com estilo diferente


6. Pagu Brechó com consignação para peças importadas https://www.instagram.com/pagu2handshop/?hl=pt-br

7: Enjoei, Peguei boda e Agora é meu São três lojas online em que você mesmo cria sua lojinha e vende as peças, com negociação e um valor para o site.


8. Minha avó tinha:

Eles pegam no minimo 20 peças e precificam. Quem vende para eles as peças fica com 10 a 20% do valor vendido. https://www.instagram.com/minhavotinha/?hl=pt

9. I Need Brechó Brechó online e loja física com curadoria de peças. Vale conferir com elas quais e qual a quantidade compram. https://www.ineedbrecho.com.br/


COMO EU FAÇO QUANDO QUISER COMPRAR ALGO NOVO?

Para melhorar suas compras futuras, pense sempre melhor antes de comprar um item. Faça uma classificação de 0 a 10 de suas roupas e comece a escolher roupas apenas com a nota de 9 ou 10. Menos que isso você não compra. Essa é uma forma de ser mais assertiva nas escolhas e comprar coisas que duram mais tempo, evitando o consumismo desenfreado.


Peças que são de tendência, procure comprar de qualidade ou preço mais em conta, pois são peças que logo vão sair de moda, então não vale ter uma coisa super duradoura que vai ficar encostada no armário.


Além disso, pense que sempre que comprar um item novo, é melhor tirar algum que está no seu armário há um tempo e sem uso que pode ser bom para outras pessoas.



Bora ser mais conscientes, bbs?

Comments


FIQUE POR DENTRO - ASSINE NOSSA NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 por Alessandra Ogassavara

bottom of page