GORDO NA ADOLESCÊNCIA
- aleogassavara
- 20 de jun. de 2019
- 2 min de leitura
As questões e dificuldades de quem é gordo na adolescência
Não é de agora que a gente sabe que o adolescente por si só consegue ser bem malvado, né? Que quando dá para pegar no pé de alguém, vai até o fim. O bullying, como é conhecido hoje, tem várias consequências, sobretudo na vida adulta e, claro, muitas formas de lidar, sendo que cada pessoa passa por esse processo de uma forma diferente.
O bullying, por definição, é a prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas. Isso caracteriza sempre estigmatizar alguma diferença de alguém, fazer com que a pessoa que é vítima se sinta mal consigo mesma por alguma característica que possui. No caso aqui, vamos falar do gordo.
Quem já foi gordo na adolescência pode se identificar com algumas situações: a vergonha de ir a uma festa com uma roupa mais reveladora; deixar de ir na piscina para não mostrar o corpo; não fazer educação física para não usar as roupas que precisavam ser usadas; achar que qualquer conversinha paralela era uma fofoca ou zoação em cima da gente; deixar de se envolver com as pessoas de forma amorosa por vergonha ou medo de ser considerada "zoada" pela pessoa. É, as situações são inúmeras. O problema aqui é como isso influencia o futuro dessa pessoa.
Conheci muitas pessoas que foram gordas na adolescência. Algumas, mesmo não sendo mais gordas hoje, carregam ainda o peso de se sentir mal em relações e o sentimento de perseguição. Outras, que mantiveram seu corpo gordo, começaram a se olhar e entender que esse corpo faz parte de quem a pessoa é, entendendo que é possível se aceitar.
Contudo, a situação de bullying com o gordo na adolescência é uma coisa que precisa ser trabalhada o quanto antes for percebida, pois pode desencadear problemas como distúrbios alimentares, dificuldades psicológicas com relação a demonstrar sentimentos e lidar com eles. Quando esses adolescentes viram adultos sem lidar com isso na época certa, começam a perceber o tanto que perderam nas fases da vida. E isso pode ser problemático, pois cada fase de nossa vida tem uma função e experiências específicas importantes de serem vividas.
Hoje já existe o Núcleo de Atenção Contra Violência em Crianças e Adolescentes Obesos desenvolvido pelo Instituto Movere, que tem o "objetivo de oferecer suporte interdisciplinar adequado para crianças e adolescentes vítimas de bullying para prevenir seus efeitos deletérios à saúde na vida adulta". É um assunto importante a reforçar, pois quem passa por isso precisa de ajuda e, muitas vezes, de um profissional.
Essa é mais uma reflexão para prestar atenção para quem foi um adolescente gordo. Lembrar que mesmo que tenha perdido alguma coisa, ainda é possível reverter algumas delas depois de adulto. E para quem conhece ou é adolescente, prestar atenção nas situações que passa ou vê alguém passando. Tenha sororidade, ajude, entenda, não julgue, converse. Aprenda a se olhar, se gostar e se importar com quem você é realmente. Converse quando tiver problemas. Vamos ajudar a reverter esse quadro que causa tantos problemas para que isso possa um dia deixar de existir para as futuras gerações.
Comments