top of page

ESTEREÓTIPO DO GORDO

  • Foto do escritor: aleogassavara
    aleogassavara
  • 10 de jul. de 2019
  • 2 min de leitura

Tudo que é intrínseco ao fato de ser gordo que na verdade é um preconceito.


Estive pensando um pouco sobre como o gordo é visto na sociedade de forma geral e sempre foi visto. O fato de ser gordo além de ser considerado um defeito é também uma coisa que faz com que você faça parte de determinados estereótipos de comportamento que na verdade nada tem a ver com a gordura corporal.


As coisas que mais ouvi sobre ser gordo foram: é engraçado, é alto astral, é preguiçoso, é lento, é infantil. Alguns desses provavelmente vocês também já ouviram. Inclusive, o fato de ser gordo se torna uma coisas tão intrínseca à pessoa que se um dia ela emagrece, ela quase deixa de ser quem ela era.


Digo isso pensando por exemplo no que aconteceu com Leandro Hassum quando fez a cirurgia bariátrica e emagreceu 65 kg, em 2016. E em uma entrevista para a revista Ego (na mesma época) ele disse: “Sou um comediante muito à frente da minha barriga. Estou a mesma coisa, não tem diferença nenhuma na minha graça. O que muda é o tipo físico”. Muitas pessoas começaram a questionar sua graça, afirmando que ele magro não fazia mais o mesmo humor e o sucesso que era quando gordo.


Isso me remete ao fato de que ser gordo se tornou sinônimo de ser engraçado. O que é, além de um preconceito absurdo, uma mentira sem tamanho. O gordo assim como o magro e assim como qualquer pessoa, é um ser humano que tem seus sentimentos, seus problemas, suas características e sua personalidade. Nem todo gordo quer ser engraçado, nem todo gordo é alto astral e jamais precisou ser para se sentir incluído, apesar de saber que isso foi uma coisa que fez com que muitos dos gordos (principalmente alguns que conheci) se apegassem para ter o pertencimento em épocas da vida (sobretudo colégio).


O gordo preguiçoso e lento também é outra questão que está quase no automático de uma sociedade que excluiu majoritariamente o plus size. As pessoas falam tanto na cabeça do gordo desde cedo (quando ele é gordo desde criança ou adolescente, por exemplo) que faz com que se crie uma "verdade" mentirosa, já que a pessoa acaba acreditando que ela realmente seja isso. [Discorri um pouco mais no meu outro post sobre gordo adolescente #conferelá].


Contudo, nenhuma dessas coisas que foram ditas sobre o gordo podem ser tomadas como verdade absolutas. A quantidade de pessoas gordas que conheço que são mais ativas que muitas magras é enorme, sem qualquer limitação. Isso porque visivelmente a limitação maior está na nossa cabeça.


Ser gordo nada mais é do que uma característica do ser humano, não é um defeito e nem uma coisa que faça com que a pessoa deva ser classificada como "excludente" dos demais grupos de uma sociedade. Já passou da hora do gordo ser tratado como "uma coisa" que pode ser classificada, julgada e discriminada como cada um bem entender. Somos pessoas, com vidas, sentimentos e sonhos. #respeito

Kommentarer


FIQUE POR DENTRO - ASSINE NOSSA NEWSLETTER

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2019 por Alessandra Ogassavara

bottom of page